Analisando os diários de bordo anteriores percebi que ao longo do curso fizemos tanta coisa, incrível! Apesar de tantas dúvidas que surgiam, das dificuldades nossas de cada dia, principalmente a falta de tempo e as poucas máquinas funcionando, estamos chegando ao final. Poderíamos com certeza ter dedicado mais, realizando tarefas com melhor qualidade, mas, no meu caso fiz o que foi possível, e agradeço a Deus por isso! O nosso desejo é de fazer sempre o melhor, mas nem sempre conseguimos.Mesmo assim aprendi muito. A construção do blog, o melhor aproveitamento das ferramentas da internet, a riqueza de recursos para dinamizar nossas aulas, a importância do projeto de aprendizagem, etc.Com certeza saio mais confiante que vou conseguir desempenhar melhor meu trabalho de dinamizadora.
terça-feira, 16 de março de 2010
quinta-feira, 11 de março de 2010
Explorando outros Gêneros
Visitei vários sites e me encantei com o que ví. inclusive descobri que na disciplina História pose-se trabalhar com "história em quadrinhos". Logo quero experimentar! Ví que as tirinhas servem para introduzir um tema ou nelas podemos colocar o tema para os alunos colocarem os balões com as falas. As charges e os cartuns retratam momentos e personagens da história ou da política com uma dose de humor. O uso delas torna o aprendizado mais leve e divertido. Da mesma forma é a caricatura, a filha do expressionismo, pois enfatiza e exagera as características de uma pessoa de forma humorística.Já estou imaginando os alunos criando HQ da abolição da escravatura por exemplo ou fazendo caricatura do Senhor de engenho ou de Hitler...
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Diário de bordo da semana de 25 a 31/01/2010
Esta foi uma seman a muito significativa para o nosso curso. Apesar das nossas dificuldades, principalmente com as máquinas que não abrem por exemplo o googledocs e quando abrem não encontramos lá as ferramentas para publicar as tarefas, uma verdadeira loucura. Mas não deixei-me desanimar com isso, segui em frente com as outras tarefas. Foi rico o estudo do "projeto de aprendizagem" pois, veio reforçar a sua importância no cotidiano da escola como meio de dinamizar o ensino aprendizagem. Me animou a ser mais ousada ao planejar minhas aulas.Outro ponto importante foi o estudo do mapa conceitual. Vi que podemos usá-lo em qualquer disciplina e conteúdo para facilitar a compreensão do aluno. Apesar da dificuldade que tive para criar um pequeno mapa conceitual, pretendo continuar criando outros para usá-los em minhas aulas de História principalmente.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Quadro Cognitivo
Falando de um Projeto de Aprendizagem, posso dizer que, é sempre um desafio pensá-lo, planejá-lo, organizá-lo e realizá-lo com sucesso. Quando os alunos são sensibilizados e motivados, a participação é expressiva, mas quando não conseguimos isso, fica muito difícil conduzí-lo ao final. É necessário colcarmos uma proposta clara do que realmente queremos, deixar o oaluno livre para a escolha do tema de aprofundamento. Levantar com eles questões que facilitem sua pesquisa e conduzí-los à exposições e debates participativos para que a aprendizagem seja realmente significativa. A aprendizagem através de projetos tem superado asformas tradicionais de ensino e colocado nossos alunos num patamar de melhor qualidade da educação. Dificuldades sempre nos são apresentadas, pois o novo trás o desafio, a insegurança. Mas, a superação de tudo isso é que nos move como educadores.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Diário de Bordo da semana de 15 a 22/11/2009
Nesta semana fizemos o planejamento de algumas aulas para serem ministradas em uma das turmas que trabalhamos, usando o recurso escolhido anterirmente. Gostei muito do resultado obtido em sala. A turma fez um levantamento de vários problemas brasileiros e cada grupo pesquisou sobre um deles, aprofundando no assunto e escolhendo algum recurso para apresentá-lo.Além do analfabetismo falaram sobre o êxodo rural, a educação, as drogas, os moradores de rua, a segurança pública, etc. As dificuldades que encontramos foi as poucas máquinas do LIE funcionando, a falta de tempo para aprofundarem nas pesquisas porque a turma é do noturno e trabalha durante o dia. Mas mesmo assim valeu o resultado. Cada vez mais me convenço de que há uma infinidade de recursos disponíveis para enriquecer minhas aulas. Eu só preciso buscar e aprender a usá-los.
Assinar:
Postagens (Atom)