Olhando os sites selecionados, ví que há muita coisa interessante. Pena que o nosso tempo é tão pouco para bisbilhotarmos e descobrirmos recursos legais para dfinamizar melhor nossas aulas!
Resolvi escolher o "Domínio Público", seu endereço é: http://wwwdomínio publico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Neste site existem obras literárias clássicas e infantil, hinos brasileiros, músicas eruditas, publicações sobre educação, vídeos, etc.Quase tudo pode e deve ser incorporado à sala de aula. Usando criatividade esses recursos ajudarão na interatividade e levarão a uma aprendizagem significativa para o aluno.
No Domínio Público escolhi um vídeo: Paulo Freire Contemporâneo (Parte I) do autor: Toni Venturi em parceria com o Ministério da Educação. Pensei em utilizá-lo na disciplina de Sociologia, como referência aos pensadores da Educação Brasileira, preocupado com o analfabetismo e os problemas sociais.Paulo Freire criou um modelo de alfabetização de adultos usando palavras geradoras carregadas de significados às populações oprimidas, alfabetizando-as em poucos meses. Com certeza será uma ótima aula!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Diário de Bordo
No encontro de hoje (27de outubro de 2009), no curso "Dinamizando com Competência" no módulo III - Uso da Internet e Criação de Blog aprendemos bastante sobre os recursos existentes no gmail, sobre como dinamizar uma pesquisa na internet para trabalhar melhor com nossos alunos. E o melhor de tudo foi a reflexão da importância do uso do blog para interação da comunidade escolar e divulgação do que se faz na escola. Estou anciosa para chegar na escola e começar a postar nossas atividades. Aprendemos também a usar as ferramentas do google como buscar livros na biblioteca, e publicar documentos e fotos na internet com rapidez. Com certeza isso vai nos ajudar bastante a dinamizar o trabalho escolar!
Assinar:
Postagens (Atom)